ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS

A CULTURA COMO EIXO DE FORMAÇÃO

As variadas formas de cultura e de expressão são abordadas desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Entendemos que a escola tem papel fundamental na formação de pessoas que saibam respeitar os valores humanos e tomar posições a favor da preservação e da valorização dos bens culturais e históricos.

Para tanto, além dos projetos que integram várias disciplinas, oferecemos como formação complementar aulas de música, teatro e esportes.

Tais ações garantem que os alunos ampliem seu repertório e aprimorem sua capacidade de interpretação da realidade.

OS ESPORTES E A LINGUAGEM DO MOVIMENTO

Reconhecemos o esporte como uma importante linguagem, cujo domínio contribui, inclusive, para o desenvolvimento das relações sociais.

Por isso desde a Educação Infantil, a cultura do movimento é valorizada em diferentes contextos e propostas curriculares.

A escola, por sua vez, pelo seu papel de agente educacional, que tem o dever de socializar o conhecimento, deve assumir a tarefa de desenvolver capacidades, habilidades e construir atitudes que contribuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Os jogos e diferentes desafios de movimento introduzem os alunos no universo da consciência corporal e vão abrindo espaço para a aprendizagem dos fundamentos das diferentes modalidades esportivas.

Oferecemos um amplo leque de atividades esportivas aos alunos, tais como, Basquete, Oficina de Teatro, Dança, Futebol, Handebol, Muay thai e Vôlei.

Com participação em torneios e festivais, nossos alunos são estimulados a competir de forma saudável, com foco na construção de atitudes e habilidades, na socialização e no trabalho cooperativo da equipe.

TEATRO

Quando damos a oportunidade de crianças e adolescentes expressarem-se por meio da linguagem do teatro o resultado é um árduo trabalho coletivo que passa pelo viés do querer. Os alunos-atores são protagonistas do seu percurso de aprendizagem. Eles escolhem o tema, pesquisam, expressam suas opiniões, aprendem a trabalhar coletivamente. Isso propicia o ouvir o outro e a expor suas ideias com clareza, até chagarem no momento de criação do roteiro de encenação, que nada mais é do que dar espaço às vozes daquele coletivo.

Assim, a imaginação vem à cena, carregada de lógicas ilógicas, que perpassa pela brincadeira e o jogo. Chega ao enfrentamento do medo, mergulha em um clássico literário nordestino, escorrega nos contos tradicionais, ativa a memória e conclui que acostumar-se não é a melhor maneira de viver.

O processo é intenso, a plateia vê apenas uma parcela da criação. Após quase um ano de experimentos, eles ganham a oportunidade de mostrar o resultado para um público externo à sala de aula. Um novo aprender fazendo é instaurado. Risos, lágrimas, suspense e inquietações que mexem além do palco são propiciados por meio de pequenos encantamentos poéticos que os alunos-atores promovem aos que os assistem.

ESCOLA DE MÚSICA

Reconhecemos o importante papel que a música desempenha na formação humana, o que ultrapassa os limites do domínio de um instrumento e atinge o campo da sensibilidade, da estética, da cultura e, portanto, da humanização.

Como linguagem da arte, a música é privilegiada no currículo do CDM desde a Educação Infantil, o que inclui o trabalho nas aulas de teatro, de musicalização e prática de instrumentos.

© Copyright - CDM