Se importar é educar!

Se importar é educar!

Até que ponto a participação da família influencia no desenvolvimento escolar

Ao entrar na escola, uma criança traz consigo experiências adquiridas no convívio. Se essa criança percebe que os responsáveis se interessam pelas atividades desenvolvidas na escola, ela sente-se valorizada, desenvolvendo-se com segurança e boa autoestima. A demonstração de interesse pelo cotidiano escolar dos pequenos é fundamental para o processo de aprendizagem e influencia diretamente na construção da visão sobre si mesma.

Pensando nisso, na última sexta-feira (27/04), o Colégio Danielle Mattos em parceria com o projeto Escola da Inteligência, realizou uma palestra para todos os pais e responsáveis, sobre a importância da participação da família no processo de aprendizagem das crianças. Na palestra, foram passados vídeos de motivação sobre o cuidado que precisam ter com a educação dos filhos. E, como observar o desenvolvimento deles é importante para um futuro promissor.
Estavam presentes, além dos pais, a equipe da Escola da Inteligência, todo corpo docente e a direção pedagógica. Foram feitas dinâmicas para interação entre as famílias. Riscos, como, passar muito tempo no celular foram discorridos com ênfase, para que os pais entendessem o quanto isso pode distrair tanto eles quanto as crianças, e atrapalhar diretamente na concentração.

Para a coordenadora pedagógica Carla Fernanda, “o retorno foi muito positivo, pois os pais mostraram interesse e ao decorrer das dinâmicas escreveram sobre o seu comprometimento. É importante ressaltar que acompanhar a vida escolar dos filhos não significa necessariamente apenas cobrar. É necessário estimular, motivar, ensinar, conversar, prestigiar etc. Nessa parceria entre pais e filhos, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada. Dessa forma, a criança, a família e a escola ganham por tornarem o processo de aprendizagem não somente algo necessário ao indivíduo, mas também algo natural”, finaliza.

Por: Shayenne Furtado